"Sei que, o que é certo é certo, eu me preservo."*


O que se define como certo e errado? O que é o certo e o errado, de um individuo em sua singularidade? No principio eu tinha umas verdades absolutas, mas elas caíram por terra, quando entro em contato com outras pessoas, outras culturas. E nem precisa sair do pais pra sentir as diferenças na forma de pensar.

Acontece sem nem mesmo sair da nossa cidade também, e até em casa. Sei que respeitar as diferenças é um principio básico da convivência em qualquer lugar, mas quantas vezes isso ocorre?

Aconteceu o 3º encontro de parkour e lá foi decidido onde haveria de ser o próximo, e durante essa escolha vários pontos foram levados em consideração para sediar o evento.
Um assunto abordado chamou mais a minha atenção, e foi justamente relacionado as regras. Foram apresentadas novas regras para administrar melhor a conduta dos tracers no encontro, varios abraçaram a idéia e muitos outros não, e o mais legal disso tudo, é que mesmo os rostos mostrando raiva e repulsa das idéias contrarias, eu percebi que ainda se pode conviver com as diferenças. (pelo menos eu acho que foi isso que aconteceu)

Por incrível que pareça, acredito na humanidade e na possibilidade de seres racionais poderem trabalhar em grupo utilizando apenas da comunicação, e acredito, que para um praticante de parkour a palavra compreensão é primordial. Por que é atravez dela que damos vida para uma serie de corrimões, muros e etc.

Quando se percebe que saltar o corrimão ou muro, vai te levar mais rápido onde você quer chegar, é compreender que existe mais possibilidades, do que, nos foi imposta. É ter a sensibilidade de perceber as coisas em volta, e entender que há uma infinidade de caminhos a seguir. E que, um só, não vai responder a todas as expectativas.

Como ouvir uma opinião diferente da sua e compreender que esse foi o percurso escolhido pelo outro, que acredita, ser o melhor pra ele. Enfim, há uma infinidade de situações que se pode usar a compreensão, pensando melhor, ela devia ser a primeira palavra que devíamos pensar antes de dizer/fazer qualquer coisa.

Drummond disse: "Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.",

e nos dias de hoje,quando é ordem, não da tempo de compreender. Já temos tudo no seu devido lugar, e ninguém quer perder a comodidade que vem caminhando as coisas. Para muitos, não faz sentido contestar o que já esta "certo".

"Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera."

Augusto dos Anjos

Espero que não nos acostumemos. Bons Treinos !!!

*Sabotage
Contato: Ibyanga@parkour.com.br