Texto escrito pelo Poeta (Christiano Gonzales).

Eu acho que o fato do Parkour não ter competições faz com que eu repense sobre algumas coisas a respeito do universo parkourístico. Por exemplo:

Se não competimos, então EU [observe que eu estou falando de mim, não de você] não cultivo o interesse em 'acavalar' meus movimentos para impressionar e/ou superar os outros. A partir do momento em que eu desconsidero a competição, eu passo a considerar os outros tracers como amigos e não como adversários.

Sem competição eu não tenho o julgamento do melhor tracer ou do pior e acho que esse é um ponto muito importante. Eu não fico avaliando "Pow, esse cara é foda", "Pqp que gostosura aquele absurdo" ou "O novo vídeo do Williams Belle é lindo (só pq ele é um Yamakasi)". Não avalio dessa forma porque não é coerente eu pagar pau pra outras pessoas como se eles fossem melhores ou piores do que eu. Admirar é uma coisa, chupar o ovinho direito é outra coisa. As vezes, entre os amigos, eu digo que pago um pau e quase sempre é só de zoeira (porque eu preciso honrar meu nome e fama HU3HU3BRBR).

Pra ser sincero, as vezes eu avalio sim, mas sempre que percebo que tô fazendo isso eu paro, organizo meus pensamentos e procuro enxergar as coisas sob outra ótica.
Penso que muitas pessoas não refletem sobre isso, porque na verdade isso fica meio que nas entrelinhas. É preciso um mínimo de reflexão em cima de alguns pontos para que se possa desenvolver uma outra forma de enxergar o PK e, consequentemente, outras coisas acerca da vida. 

"Poeta todo pau no cu, onde ele quer chegar?" 

Acontece que todo mundo sabe que Parkour não tem competições, mas me parece que a maioria das pessoas só enxergam até aí. Essas pessoas, acho que só consideram competição quando tem uma medalha de ouro pra quem chegar primeiro. Daí eles decoram a frase "No pk não tem competições" e vai treinar PK como se fosse G.O. sem medalha. Só to escrevendo isso aqui porque é um desabafo mesmo.

Tô cansado de ler comentários 'pobres' em vídeos "promocionais" que rapidamente se tornam virais no Facebook. Vídeos que poderiam passar coisas realmente valiosas, mas que na verdade são apenas uma montagem de movimentos "alucinantes" que foram colecionados exclusivamente para isso (e que é muito, mas muito vazio em conteúdo e, as vezes, em criatividade).

Tenho saudade de um tempo no Brasil onde os vídeos eram feitos apenas para que os outros pudessem avaliar defeitos e corrigir a sua movimentação. Sério, existe muito vídeo bom por aí, mas os mais "extremes" são os que são mais compartilhados no Facebook e que possuem comentários "uooou mano que foda, flowzudo, picudo, gira litros". Isso sem contar com as atualizações DIÁRIAS em grupos de PK, onde a legenda sempre é algo assim: "Saiu o novo vídeo do [nome do grupo ou tracer], galera! Curta e compartilhe com seus amigos" ou "Novo vídeo da [nome do grupo ou do tracer]. Dá uma moral aí, galera!". 

Deixo aqui então uma dica: nem assista pra não dar views, até porque, sério, não vale a pena.
Contato: Ibyanga@parkour.com.br