A BOA E VELHA MURETA

/
4 Comments
Ultimamente, em Maceió, muito se tem falado em locais de treino. E a principal reclamação é a falta de BONS locais para se desenvolver o parkour, principalmente da minha parte, assumo !

Mas até que ponto podemos definir um local como sendo bom ou ruim para se treinar?

De um ponto de vista totalmente pessoal, afirmo que o parkour não se resume às três horas de treino efetivada diariamente, ou com uma periodicidade um pouco menor. Vai muito além disso !

Devemos treinar em murões, mas não devemos esquecer das muretas.

Para ilustrar, darei um exemplo muito simples:
Vamos imaginar uma quadra, essas mesmo de esportes com bola. Agora nos coloquemos dentro dela e vamos tentar imaginar a quantidade de coisas a se treinar.
Eu vejo possibilidades de se treinar quadrupedal, rolamentos, planches, climbs (se tiver murinos), precisões nas linhas demarcatórias, explosão, corrida e blá blá blá.

Acredito que alguns conseguirão pensar em outras coisas, até certo ponto loucas, porém úteis. Tudo é útil !

O vírus que vem se disseminando por essas áreas se chama estrangeirismo chase ilabaques youtubética cerebral !

Noto que a grande maioria dos praticantes se preocupam em fazer coisas grandes nos murões e esquecem de aprender a dominar uma simples precisão nas muretas, isso porque se espelham nos gringos. Mas é válido salientar que estes gringos tem anos de parkour, e tenho plena convicção que antes de saltarem de um prédio para o outro eles aprenderam a dissipar a velocidade de uma queda da forma mais eficiente possível !

É evidente que existe um momento em que enjoamos de ver a "cara" daquele local de treino com tanta frequência. Que sentimos vontade de fazer algum movimento cavalar que não temos a certeza do sucesso. Afinal o do vizinho é sempre melhor e mais bonito, não é? E foi em um desses momentos que decidimos passar a tarde apenas conversando e procurando novas possibilidades.

Com isso passamos a treinar de maneira diferente, não mais aquele treino parado, mecânico, com movimentos isolados, um treino movimentado, utilizando tudo, em outras palavras, um treino de parkour.

Sabemos que a corrida é o PRINCIPAL elemento/movimento do parkour! Mas quantos de nós tiramos um treino para treinar corrida? Quando falo treinar corrida, não quero dizer um treino para a maratona, mas sim um treino de coordenação de passadas, um treino de explosão, um treino para melhorar a velocidade constante. Isso se treina em qualquer lugar. Numa quadra, numa rua, numa praça, em qualquer local. Mas justamente isso é o que falta para a maioria dos traceurs!

Sempre que possível tenho me endividado para viajar pelo parkour. E em todos os estados que visito, noto que uma grande parcela dos atletas tem uma ENORME dificuldade na corrida, seja ela pra fazer um SDC ou uma escalada. Então, refletindo sobre isso tenho me perguntado se Maceió realmente tem poucos locais de treino. Olho ao meu redor e vejo locais para se treinar, pode não ser o que eu gostaria de treinar, mas com certeza é o que eu devo treinar !

Nunca é demais treinar coisas simples. Porém o simples, para os showmans de plantão, não chama tanto a atençao quanto o grande e ignorante. A pressa pela alta performace (performace no sentido de show mesmo) pode acarretar serias consequências.

Então meu caro performático, treine o simples! Com certeza seu complexo ficará mais bonito =)


Me perdoem os erros e incoerências que com certeza existem, mas o que vale é a intenção !



Você também pode gostar

4 comentários:

Contato: Ibyanga@parkour.com.br